Web 2.0
Nesse "segundo capítulo" da história da internet, iremos falar um pouco da evolução da web, antes os sites trabalhavam com conteúdos estáticos, unidirecionais, criados para grandes audiências, mas graças ao surgimento de novas ferramentas nasceu uma web dinâmica, onde o conteúdo é feito por milhões de usuários que se conectam entre si.
O termo surgiu em meados de 2004, por Dale Doughterty, uma Web bidirecional onde os consumidores trocam informações e participam dos assuntos e questões atuais.
A web 2.0 é feita por cada pessoa que cria um blog, que sobe um vídeo no youtube, compartilha uma foto no Flickr, publica um artigo na Wikipédia, arma uma rede de amigos no orkut, deixa uma comentário ou inicia um diálogo em um site. Vale ressaltar que o uso intenso desse serviços acabou resultando um grande volume de dados.
Visualmente também as páginas mudaram bastante, com gráficos muito mais desenvolvidos, tratados e agradáveis.
Mas chega de blá blá blá, isto é, a web 2.0 convida o usuário a uma participação, uma interação com as pessoas, diferente da Web 1.0. Também chamada de "Web viva", o Wikipédia é um ótimo exemplo, afinal, graças a essa evolução foi permitido complementar artigos já postados, ou seja, uma colaboração espontânea por qualquer um que entrar.
Referências bibliográficas
- https://www.tecmundo.com.br/web/183-o-que-e-web-2-0-.htm
- http://www.marketingdeconteudo.com.br/comunicacao-corporativa/relacoes-publicas-2-0/
Nenhum comentário:
Postar um comentário