sexta-feira, 28 de julho de 2017

Web 2.0

Nesse "segundo capítulo" da história da internet, iremos falar um pouco da evolução da web, antes os sites trabalhavam com conteúdos estáticos, unidirecionais, criados para grandes audiências, mas graças ao surgimento de novas ferramentas nasceu uma web dinâmica, onde o conteúdo é feito por milhões de usuários que se conectam entre si.

O termo surgiu em meados de 2004, por Dale Doughterty, uma Web bidirecional onde os consumidores trocam informações e participam dos assuntos e questões atuais.




A web 2.0 é feita por cada pessoa que cria um blog, que sobe um vídeo no youtube, compartilha uma foto no Flickr, publica um artigo na Wikipédia, arma uma rede de amigos no orkut, deixa uma comentário ou inicia um diálogo em um site. Vale ressaltar que o uso intenso desse serviços acabou resultando um grande volume de dados.

Visualmente também as páginas mudaram bastante, com gráficos muito mais desenvolvidos, tratados e agradáveis.





Mas chega de blá blá blá, isto é, a web 2.0 convida o usuário a uma participação, uma interação com as pessoas, diferente da Web 1.0. Também chamada de "Web viva", o Wikipédia é um ótimo exemplo, afinal, graças a essa evolução foi permitido complementar artigos já postados, ou seja, uma colaboração espontânea por qualquer um que entrar.



Referências bibliográficas

  • https://www.tecmundo.com.br/web/183-o-que-e-web-2-0-.htm
  • http://www.marketingdeconteudo.com.br/comunicacao-corporativa/relacoes-publicas-2-0/

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Web 1.0

Mais conhecida como web básica ou primitiva criada em 1994 e utilizada até 1997, nela somente o "webmaster" podia criar e atualizar o conteúdo. Mas quem ou o que seria esse tal de "Webmaster"? É um profissional que cuida tanto da parte estética e funcional, quanto da parte de login do web site.




É até inusitado quando comparado ao cenário atual da Web onde as interações são instantâneas. Hoje podemos comentar, postar, expor nossas ideias com apenas o auxilio de um teclado, mouse, e uma conexão com a internet.

Vale ressaltar que as páginas eram construídas através de uma linguagem chamada HTML (Hyper Text Markup Language)que surgiu na década de 1990, criada por uma físico britânico Tim Berners-Lee, o intuito dele era a comunicação e disseminação das pesquisas entre ele e seu grupo de colegas, mas sua solução ou melhor grande invenção ganhou atenção mundial.





   Referências bibliográficas:
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/HTML
  • https://ciberculturaismt1314.wordpress.com/2014/05/18/a-evolucao-da-web-desde-o-1-0-ate-o-4-0/





   



Evolução da Web: uma viagem do 1.0 para 4.0


Calma aí...

Antes vamos falar um pouco sobre o surgimento da internet.
Em meio a guerra fria(década de 60), havia uma grande necessidade de transmissão de dados, a internet surgi criada para objetivos militares. Em meados de 1970 e 1980 passou a ser usada por estudantes e professores como um importante meio de comunicação acadêmico, mas mesmo assim estava longe de ser o vasto WWWW - World Wide Web que conhecemos hoje.


quinta-feira, 6 de julho de 2017

Querido leitor,

Antes de mais nada, seja muito bem-vindo! É um prazer enorme poder falar com você. Você é muito precioso, pode ter certeza.

Este blog faz parte das atividades letivas do grupo de trabalho 4 da turma de Fundamentos da Computação para Sistemas de Informação da Universidade Federal de Sergipe, no período 2017.1.

Este blog trata sobre dados e informação, com ênfase nos tópicos a seguir:

  • Codificação e Paradigmas de Linguagens de Programação
  • Evolução da Web (1.0 a 4.0): Web Social, Semântica [Ontologias, OWL, XML], Mobilidade, Localização e Conectividade
  • Dados Abertos (Open Database)

Obviamente, pessoas ligadas à área da Tecnologia da Informação sentir-se-ão (uau! Falei difícil.) mais à vontade. Mas nada impede que os demais curiosos da web (seus lindos!) possam dar uma espiadinha, nem que seja de vez em quando. Vai que as olhadinhas tornam-se hábito e, quiçá, a curiosidade acabe recrutando mais algumas almas para o lado T.I. da força?! O objetivo, aqui, não é a exposição de conteúdo extremamente aprofundado e técnico. Nada que pessoas normais, como você e eu, não consigam entender. Garanto que nós, meros candidatos a blogueiros, faremos o melhor que pudermos para que a leitura, neste humilde espaço, seja a mais agradável possível!

Por ora, deixo aqui registrado, em nome de toda a equipe, saudações calorosas e um convite para que você seja nosso companheiro nessa jornada! Leia! Curta! Comente! Critique! Sugira! Interaja! Goste! Você é o nosso objetivo.

A equipe FloaTeam é formada por:
  • Pedro Ailan Silva de Oliveira
  • João Alberto Borges Silva
  • Wesley Alves Torres
São Cristóvão - SE, 06 de junho de 2017.